E assim, fechamos mais um ano.
Este ano a ONG Vira-Lata completa 10 anos.
Anos de muito aprendizado e luta. Afinal, trabalhar pelos animais, nunca foi fácil.
Nesta cultura antropocêntrica este trabalho além de parecer “insano” e ser desprezado por muitos, é bastante solitário.
Imagina quem vai querer encarar uma luta por aqueles que sequer têm visibilidade em nossa sociedade? E quem paga a conta?
Os bichos pagam! Com um abano de rabo e lambidas fraternas, confirmam que estamos no caminho certo.
Não temos outra escolha. Aliás, isso nunca se tratou de escolha. E não poderia ser diferente. Os animais são responsabilidade de todos nós.
Mas é isso aí! O foco é neles e é pontual. É por eles que trabalhamos. Assim, seguimos aprendendo com cada situação de crueldade, de descaso e de abuso. Aprendemos muito, inclusive, sobre o ser humano e nosso papel na sociedade.
Em um primeiro momento sofremos com a impotência, mas em seguida, desanuvia e vêm as grandes ideias, as brechas e o caminho da solução.
Todo processo acontece com uma estranha perseverança.
Este ano estamos muito felizes. Concluímos 2013 com saldo positivo. Muito positivo! E com mais força e imunidade para os próximos avanços.
Entre denuncias, BOs, apreensão de animais por maus tratos, com direito à “réplica” e processo contra a ONG ( já concluído e favorável à ONG Vira-Lata); entre idas e vindas do Ministério Público e Fórum, do Rock ao Jazz, tivemos eventos e acontecimentos expressivos.
O ano que começou com o Rock and roll de Figurótico no “Show do Cachorro Doido”, e a aprovação da lei 4.924, lei elaborada pela ONG Vira-Lata e que virou um PL em Barra Mansa-RJ; fechou com gostinho de vitória, com a transcendência do Jazz e o lançamento do CD “Bicho da Lua”, com composições exclusivas do músico Rogério Valente.
Outros eventos marcaram nosso ano, como o 2º Seminário Sobre o Direito dos Animais, com temas relevantes e atuais sobre o direito dos animais. Alguns dos nomes mais atuantes na causa participaram e nos abasteceram de diversas informações, entre elas, o novo código Penal e o aumento da pena por maus tratos; a atuação do Ministério Público na defesa dos animais e o que fazer para defender nossos animais das prefeituras que insistem em exterminá-los por causa da Leishmaniose. Tivemos até a palestra do Delegado Titular de Volta Redonda, Dr. Antônio Furtado, sobre como proceder em situação de maus tratos.
Nossa IV Feira de adoção também aconteceu este ano e muitas outras adoções também foram realizadas, através da divulgação de animais em nosso site e página no facebook.
Em 2013, começamos a trabalhar nosso novo site que estará no ar, em breve. Um site mais claro, objetivo e consistente. Muita informação de peso estará disponível, assim como teremos uma página de adoção bem mais eficiente.
No fim de 2013 tivemos a Campanha Natalina,“Novos Laços” que teve o objetivo de incentivar a adoção e dar visibilidade aos animais de rua.
Mas, sem dúvida, o maior prazer que tivemos este ano, foi ver, enfim, o poder público se mexendo para o cumprimento das leis, e nossos inquéritos avançando…
O Direito dos Animais se firmando.
Crimes bárbaros, como o do Guarda que ateou fogo em um cão, em praça pública de Volta Redonda, sendo tratado com seriedade. Casos de maus tratos sendo investigados por diligencias policias e sendo punidos. Houve até prisão de pessoa denunciada por maus tratos (momento ímpar deste ano). A atuação consistente do Ministério Público que após alguns anos de trabalho conjunto, se mostra interessado e trabalha com rigidez na conclusão de inquéritos, de denuncias levadas pela ONG Vira-Lata.
O Inquérito 197/11 de 2011 sobre a ilegalidade da venda de animais, na feira da Vila Santa Cecília, enfim, foi concluído e o Ministério Público foi claro e objetivo na PROIBIÇÃO da venda de animais em vias públicas, em Volta Redonda.
Lindo de ver a prefeitura acatando tal determinação e montando força tarefa para coibir e acabar com a venda cruel e ilegal de animais nas vias públicas.
Chega, acabou!
E para fechar nosso ano, o Inquérito 44/12 de 2012, onde denunciamos o Bota –Fora (projeto criado pela Secretaria do Meio Ambiente de Volta Redonda, uma espécie de QG dos horrores, onde carroceiros se concentravam com seus cavalos – escravos),enfim, está com os dias contados.
Assim, amigos, fechamos o ano de 2013 com muita alegria e inspiração.
Estamos mais capacitados, mais fortes e muito mais “insanos”!
Um brinde!
Obrigado por mais um ano.
Juntos em 2014!
Grande abraço,
ONG Vira-Lata