14 de Outubro de 2014 | fonte: http://oglobo.globo.com/rio/capivara-encontrada-ferida-na-lagoa-ja-esta-medicada-em-recuperacao-14241149
RIO - Residente antiga da Lagoa Rodrigo de Freitas, uma capivara causou comoção no local nos últimos dias. Mãe de três filhotes que ainda estão em fase de amamentação, o animal foi encontrado ferido. Atendendo a denúncias de pescadores parceiros e de moradores da região, a ONG SOS Aves & Cia, que monitora animais, medicou a capivara nesta manhã.
— Ela foi ferida por um pescador que tentou pegar um de seus filhotes para comer. Isso caracteriza crime ambiental e o responsável pode pegar de três meses a um ano de prisão — afirma Paulo Maia, presidente da ONG.
O bicho ferido faz parte de um grupo de sete capivaras, reintegrado à natureza pela ONG. Desde então, são monitorados por meio de chips. O trabalho da organização também inlcui informar os pescadores da região sobre a questão do crime ambiental.
— Essa é uma questão muito séria. Infelizmente, é mais recorrente do que deveria. Na Ilha de Paquetá, por exemplo, perdemos oito filhotes de gambá que tiveram a mãe envenenada por chumbinho. Mas felizmente temos parceiros que nos avisam, como os pescadores que denunciaram este caso da capivara — conta Paulo, informando ainda que é muito importante as pessoas não terem contato com os animais, nem dar alimentos a eles.
Bombeiros e agentes da Patrulha Ambiental também estiveram no local a pedido de pessoas comovidas com a situação da capivara. Moradora do Rio há dois meses e meio, a russa Davia Argunova, de 23 anos, corre na Lagoa e diz já conhecer o comportamento do animal.
Publicidade
— Eu sempre os vejo enquanto corro. Sei que ela não deixa os filhotes soltos como está deixando agora. Ela deve estar muito fraca. É preciso que tomem providências — disse, comovida.
Para tranquilizar a população, o presidente da ONG afirmou que o animal está fora de perigo:
— Ela já foi devidamente medicada e agora a ferida irá fechar com o tempo.