A ONG Vira-Lata lamenta imensamente a transferência do Delegado Titular Dr. Antônio Furtado.
Só temos elogios ao Dr. Antônio e sua equipe (Dr. Rodolfo Atala, Dr. Márcio, Leon e Vinicius) que sempre nos atenderam e trataram com respeito e prontidão.
Extremamente responsável, competente e incansável no cumprimento do seu trabalho, inclusive, no que diz respeito aos direitos dos animais.
Nesses 3 anos e 7 meses que esteve como Delegado Titular na cidade de Volta Redonda, a ONG Vira-Lata teve o prazer de contar com seu trabalho no combate ao crime de maus tratos contra animais.
Dr Antônio foi um dos palestrantes do nosso Segundo Seminário, Sobre o Direito dos Animais. Aceitou prontamente o convite e preparou uma palestra clara e consistente, sobre o crime de maus tratos (foto).
Diversos, foram os crimes contra animais, investigados pela Delegacia Civil de Volta Redonda, após denúncias feitas pela ONG Vira-Lata, como também de cidadãos que solicitaram.
Citamos, com prazer, dois casos:
O cavalo Dominique era explorado diariamente pelo carroceiro responsável por ele. Mesmo com um tumor na boca era obrigado a trabalhar exaustivamente, sem descanso, no sol, sem água e comida em quantidade suficientes. Diante da clara situação de maus tratos o Dr. Antônio mandou que fizesse a apreensão do cavalo, e entregou a um fiel depositário. Dominique se aposentou e foi cuidado com carinho e respeito até sua morte em 2012. O carroceiro está preso e responde, entre outros, pelo crime de maus tratos.
Outro caso foi o dos cães da raça Boxer provenientes do comércio ilegal de animais. A ONG Vira-Lata esteve no local em que oito animais eram mantidos e constatou que viviam em estado de total abandono, mal alimentados e sem higiene adequada.
No dia seguinte, em diligência da Polícia Civil, acompanhada pelo Dr Antônio, apenas dois animais estavam no local. Apesar do respeito, educação e gentileza que Dr Antônio tratou a suspeita, esta tentou destruir as fotos que mostravam os outros animais no local e Dr Antonio teve que dar ordem de prisão. Na época, foi ovacionado pela causa animal.
Não satisfeito, Dr Antônio disponibilizou dois policiais e viatura e fomos juntos, no rastro dos animais desaparecidos.
A pessoa responsável responde por crime de maus tratos.
Desejamos toda sorte ao nosso grande parceiro,Dr. Antônio Furtado.
Os animais da cidade Cachoeiras de Macacu, onde o Dr. Antônio irá atuar, contam agora com um grande aliado em sua proteção.
Terminamos com duas frases do Dr. Antônio Furtado
"Ninguém é obrigado a ter um animal. Mas quem tem um animal deve tratar bem. Caso contrário pratica crime e vai ser responsabilizado" . Dr. Antônio Furtado
"A polícia não vai ser feita de boba. Nós vamos atuar sempre com rigor e devemos proteger os animais, porque eles são inocentes e eles precisam da gente". Dr. Antônio Furtado